A natureza como alternativa

Situada numa região de rara beleza natural, Nova Xavantina, MT, encontra-se numa posição estratégica para o turismo. Cercada pela Serra do Roncador e cortada pelo Rio das Mortes, a antiga área mineradora tem um enorme potencial não aproveitado.

Com parte de seus bens naturais relativamente bem preservados, o município luta hoje pelo aumento da arrecadação de impostos, que decaiu muito com a desativação do garimpo de Araés, em 1996. A prefeitura alega que necessita dessa verba para investir na fiscalização ambiental.

riodasmortes.jpgEntretanto, para algumas pessoas, a melhor alternativa para gerar esta renda e ainda conservar o ecossistema da região seria o ecoturismo. Segundo o ex-garimpeiro e atual proprietário do hotel-fazenda Encantos do Roncador, Valmor Berté, o maior obstáculo para isso é a falta de interesse das administrações em investir no desenvolvimento da atividade. “O que nós temos aqui, o mundo todo gostaria de ter: o misticismo da Serra do Roncador, um grande rio com água pura e aldeias indígenas”, afirma Berté. Em sua opinião seria necessário um apoio maior ao setor para organizar palestras, cursos e outros eventos.

O Rio das Mortes, como vários outros do Centro Oeste brasileiro, sofre com queimadas e mineração nos seus arredores. Foto: Fernando Zarur

Marco Piza Pimentel, Secretário Municipal de Educação e Cultura (responsável pelas áreas de Turismo e Meio Ambiente), alega que todo material sobre os pontos turísticos da cidade desapareceu na gestão anterior. “Estamos fazendo um novo levantamento destes locais, para poder estabelecer como iremos atuar”, explica Pimentel. Segundo ele, a implantação da Faculdade de Turismo, que começará a funcionar em julho na Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), é uma medida que trará benefícios em médio prazo para Nova Xavantina.

Hoje os principais eventos na cidade são a Festa do Peão Boiadeiro e os festivais de praia, realizados no meio do ano. A prefeitura estima que cerca de cinco mil pessoas visitam o município no mês de julho, considerado alta temporada. Mesmo assim, o ecoturismo não ocupa lugar de destaque como geração de renda.

A controvérsia do garimpo

Marcos Pimentel admite a intenção em reabrir o garimpo de Araés, e justifica que a iniciativa trará mil empregos diretos para o município. No entanto, a posição da prefeitura está gerando polêmica. Para Lúcia Kirsten, moradora local, “o garimpo só deixa para as cidades sujeira, criminalidade, doenças e filhos sem pai”. Ela cita como exemplo o garimpo na cidade de Poxoréu, que foi um dos maiores do Mato Grosso. “Hoje essa cidade é pobre, feia e com o rio assoreado. O dinheiro do garimpo é uma ilusão, pois acaba rápido”, conta Lúcia.

Outra conseqüência da reabertura do Araés é o risco à saúde dos trabalhadores e da população vizinha. Como não há nenhum estudo sobre o impacto ambiental na área, a constatação da existência de urânio no local e a possibilidade de despejo de resíduos tóxicos, como cianureto e mercúrio, preocupam os ecologistas e alguns moradores.

Sinvaldo Vieira Rodrigues, ex-garimpeiro, afirma “a única coisa que o Araés já fez foi matar muita gente”. Doente de silicose há cinco anos, ele conta que perdeu seu irmão e mais de sessenta colegas pela mesma doença ou acidentes de trabalho nas minas. Por ter trabalhado sem carteira, ele vive à custa de sua mulher, da ajuda de vizinhos e de uma aposentadoria conseguida há apenas cinco meses no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Conscientização

Além da ameaça do garimpo, os arredores de Nova Xavantina sofrem com outros tipos de devastação comuns na área. O principal deles é o desmatamento e os incêndios para aumentar os campos de agricultura e pecuária, o que já está causando assoreamento de alguns cursos d’água, como o Ribeirão Antárctico.

Para Lúcia Kirsten o problema é a falta de conscientização. Ela afirma que “as pessoas daqui valorizam mais o que vem de fora. A prefeitura, por exemplo, mandou retirar as árvores nativas da principal rua da cidade para plantar Fícus.” Apesar do descaso, ainda há uma infinidade de ilhas, cachoeiras e córregos bem preservados, mas a moradora, na região desde 1980, afirma que a situação “ainda não é alarmante, mas as pessoas mais antigas, principalmente quem nasceu aqui, já nota a diferença”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *