Cachorro-vinagre será estudado pela primeira vez

Cachorro_vinagre.jpgPela primeira vez, pesquisadores brasileiros poderão monitorar o cachorro-vinagre na natureza. Apesar de estar entre os canídeos mais ameaçados de extinção do país, a espécie em seu estado selvagem ainda é um mistério para os estudiosos. O próprio bicho tem aura de uma lenda, já que é extremamente difícil de ser capturado e dificilmente se deixa mostrar. Raro e arredio, o cachorro-vinagre também é confundido com outros carnívoros.

A partir da captura de três indivíduos esta semana em terras particulares na região do município de Nova Xavantina, no Mato Grosso, o mito passa a dar lugar à ciência. “Para o bem dos cachorros-vinagre”, pondera o biólogo Edson de Souza Lima, um dos responsáveis pelo monitoramento que será feito a partir de agora com a ajuda de rádios-colares instalados no pescoço por radiotelemetria para fornecerem os dados necessários à pesquisa.

Coordenado pelo especialista em carnívoros da Universidade Estadual de Mato Grosso e Associação Pró-Carnívoros, Júlio Dalponte, o projeto recebeu financiamento de US$ 5 mil da Sociedade Zoológica de Chicago para estudos preliminares com duração de um ano. “A continuidade da pesquisa com a espécie depende de mais investimentos”, diz Dalponte.

A espécie possui ampla distribuição nos neotropicos, mas as alterações ambientais tornam cada vez mais difícil a sobrevivência do cachorro-vinagre, já que ele desaparece tão logo ocorra o desmatamento. O que se sabe até o momento sobre ele deve-se ao trabalho desenvolvido com indivíduos cativos.

Os estudos tentarão desvendar a área de vida da espécie, padrão de movimentos, demografia e outros aspectos ecológicos da espécie.

O cachorro-vinagre é um animal de médio porte. Um adulto pesa cerca de cinco quilos, tem aproximadamente setenta centímetros de comprimento e vinte e cinco centímetros de altura. Sua cauda é curta. Tem pelos amarelados sobre a cabeça e restante da pelagem com a cor do vinagre, o que lhe confere o nome popular.

Além dele, existem no Brasil outras cinco espécies de canídeos, grupo pertencente à ordem dos Carnívoros. Entre elas outras duas encontram-se ameaçadas de extinção: o lobo-guará e o cachorro-de-orelha-curta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *