Nível de contaminação das águas brasileiras é cinco vezes maior que há dez anos, diz relatório

O nível de contaminação de rios, lagos e lagoas brasileiras é cinco vezes mais alto que há dez anos. Este é um dos dados levantados pelo “Relatório do Estado Real das Águas no Brasil”, que será lançado nesta quarta-feira, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. O documento também será apresentado em outubro na Conferência Mundial da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) em Genebra, na Suíça.

O relatório, apresentado ontem (21) no campus da Praia Vermelha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é uma iniciativa da ONG Defensoria da Água, da CNBB, do Ministério Público Federal e da UFRJ. O documento também registrou cerca de 20 mil áreas contaminadas com populações potencialmente expostas a riscos, normalmente lixões ou áreas de passivos ambientais das atividades da indústria.

De acordo com o secretário-geral da Defensoria da Água, Leonardo Moreli, 70% da água são consumidos pela agricultura industrializada, 20% pelas indústrias de transformação, que devolvem a água poluída, restando apenas 10% para o consumo humano. “Isso tem um reflexo sobre a saúde pública, deixando as populações mais vulneráveis a doenças e riscos para as próximas gerações, como infertilidade e alterações genéticas”, disse.

Ele também afirmou que o relatório aponta para o aumento do risco de escassez de água. “Nos próximos 10 anos, as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo serão as mais vulneráveis a essa escassez”, acentuou. O relatório pode ser obtido no site www.defensoriadaagua.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *