Programa beneficia 10 milhões de pessoas na fronteira

Cerca de 10 milhões de pessoas, distribuídas em 588 municípios de 11 estados, localizados ao longo dos 16 mil quilômetros de fronteira do Brasil com diferentes países sul-americanos, passam a ter agora oportunidade de trabalho e produção a partir do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, do Ministério da Integração Nacional. Segundo o secretário de Programas Regionais do ministério, Carlos Gadelha, o objetivo do projeto é descobrir a vocação econômica de uma determinada região, capacitar os cidadãos, organizar a atividade produtiva em cooperativas e apresentar linhas de financiamento para aquisição de equipamentos e material.

“Esse é mais um projeto de inclusão social do governo Lula”, disse Gadelha. De acordo com o secretário, é preciso acabar com a idéia de que a população fronteiriça é marginalizada e ligada ao tráfico. “Com esse programa estamos dando a oportunidade para essas pessoas mostrarem que sabem e podem fazer excelentes trabalhos.”

Mas Carlos Gadelha lembra que é necessário respeitar a diversidade cultural para que os projetos dêem certo. O ministério da Integração Nacional instalou fóruns nos municípios da fronteira para que a população se organize e defina suas prioridades, vocações econômicas e as raízes do projeto. Tudo isso em um trabalho bem estruturado para cada região. “O trabalho feito com o artesanato indígena na região Norte não pode ser o mesmo dos criadores de gado do Sul”, concluiu.

A região do Alto Solimões -AM, que faz fronteira com a Colômbia e é uma das faixas prioritárias do Programa, já tem implantado um trabalho com piscicultura e artesanato indígena. Os pescadores da região foram treinados e capacitados pelo Ministério da Integração e agora, além de terem aprendido novas técnicas de captura e tratamento do peixe, tem também unidades de resfriamento do pescado. A população indígena envolvida com o artesanato também foi capacitada e já produz peças de acordo com os novos designs ensinados pelos especialistas do Faixa de Fronteira.

O Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira conta ainda com um grupo de trabalho interministerial que reúne 21 ministérios para colaborarem dentro de suas áreas de competência como saúde e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *